Gestão para alavancar os resultados da sua empresa

Gestão para alavancar os resultados da sua empresa

A gestão é a base para alavancar os resultados de qualquer empresa, e não seria diferente para uma concessionária automotiva. Toda empresa em funcionamento tem uma gestão. A questão é sua eficácia e se ela consegue estruturar a implantação de forma a levá-la para um novo patamar.

Muitas vezes as pessoas acreditam que quando falamos em um novo patamar, estamos falando em crescimento, porém cada empresa em cada momento e situação pode significar estratégia diferente. Vai depender do mercado, da situação econômica e financeira da empresa, seu portfólio de produtos e muitas outras variáveis.

O importante é ter uma metodologia que nos possibilite fazer a leitura real, encontrar a melhor estratégia e ferramentas para implementá-la e acompanhá-la.

Existem muitas metodologias e cada dia, com a dinâmica dos mercados, as ágeis têm recebido uma atenção especial. Porém há pontos que precisam estar presentes, para que não nos percamos e apenas opiniões e propostas de pessoas com maior poder de eloquência sejam seguidos.

A metodologia que nós na Result adotamos, de uma forma bastante simplificada, tem as seguintes etapas:

 

LIDERANÇA É BASE 

Para que a empresa possa alcançar resultados que façam a diferença é necessário uma liderança capaz de conduzi-la, uma liderança que consiga buscar o que de melhor tem em sua equipe, que consiga um nível de engajamento acima das empresas do mercado e de seu segmento.

VISÃO ESTRATÉGICA

Quando falamos em definir a visão estratégica para os próximos anos, significa aprofundar para reconhecer qual é a Visão, a Missão e seus valores. Significa ter o norte muito bem definido, que não seja apenas uma declaração de intenção, mais que seja forte o suficiente para o engajamento de todos na empresa.

Em seguida, temos que usar técnicas e ferramentas, para fazer a nossa análise tanto do ambiente externo e interno, com o objetivo de traçar um cenário e as alternativas de estratégias a serem adotadas.

GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO

Muito tem se investido na definição das estratégias, com encontros anuais de toda equipe de gestão das empresas, em hotéis e contratação de palestrantes e economistas para falar sobre o futuro, e muito pouco tem se investido na implementação.

Com certeza uma estratégia bem definida representa 50% da possibilidade de obtermos os resultados esperados, porém os outros 50% dependem da implementação.

Aqui vamos transformar as estratégias em objetivos, descobrir quais são os indicadores essenciais para realização deste objetivo, avaliar como estamos nestes indicadores e definir as nossas metas para realização destes objetivos.

Ao estabelecer as metas vamos encontrar desafios que serão realizados apenas com correções de rumo e novas abordagem. Para isto temos que definir os planos de ação. Plano de ação não é apenas quem vai fazer o que, mas a definição clara do que será feito. É definido apenas após adotar técnicas próprias para definirmos as melhores soluções.

Porém existe algumas metas que vão exigir um esforço e recursos maiores. Nestes casos devemos criar projetos, para que determinados processos sejam elevados a um novo patamar. No plano de ação estamos fazendo melhorias, enquanto nos projetos estamos buscando evoluções mais significativas.

E tanto para os planos de ações e projetos, temos que definir como vamos fazer o acompanhamento. Quais informações devem chegar através da gestão a vista a todos os funcionários, e quais serão trabalhadas pela equipe de gestores?

FATORES INDISPENSÁVEIS

Apesar dos 3 temas acima fecharem o processo de gestão, gosto de destacar mais dois pontos que fazem uma grande diferença:

  • Foco, senso de urgência e gestão do tempo – não podemos deixar que o nosso dia a dia nos consuma, afinal sei que temos metas a serem batidas, que clientes e equipes precisam de atenção, que urgências sempre estarão presentes. Mas não existe prioridade maior que o nosso futuro e ele precisa ser construído hoje e não amanhã.
  • Aprender com o passado –  para evoluir temos que entender como o problema aconteceu, mas é só isto. Vejo constantemente equipes gastando muito tempo no problema e se esquecem de tomar decisões eficazes e ter o foco nos resultados esperados, buscar soluções.

Sei que o tema é muito abrangente e existem muitas obras que poderia indicar, que em mais de 200 páginas procuram explorar este assunto, portanto não estou pretendendo esgotar o assunto.

Nesse artigo, gostaria de passar apenas uma mensagem, a de que para obtermos resultados significativos, capazes de elevar nossas empresas para um novo patamar, é necessária uma metodologia. Isto não significa nada complicado, mais sim algo estruturado.

Júlio Boaventura

Deixe um comentário

Name
E-mail
Website
Comentário